Últimos posts
O que fazer em Porto
Centro histórico do Porto visto de Vila Nova de Gaia - Foto: Harshil Shah (Licença-cc-by-sa-2.0)
Centro histórico do Porto visto de Vila Nova de Gaia - Foto: Harshil Shah (Licença-cc-by-sa-2.0)

Na encantada cidade do Porto, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Tombados pela Unesco
O 'Centro Histórico de Porto' é um Patrimônio mundial tombado pela Unesco e para mergulhar nesse universo do passado, prepare-se para conhecer a fundo. Próximo à 'Torre dos Clérigos', fica a emblemática 'Livraria Lello', instalada em um edifício neogótico, branco por fora e forrado em madeira por dentro, foi construído em 1906. O interior é uma verdadeira obra de arte com um vitral enorme no teto e uma escadaria deslumbrante.  Já na estação de São Bento, erguida no início do século XX, há um antigo convento, onde o átrio possui 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço.

Ainda no Centro Histórico, conheça também o ícone medieval da cidade, a 'Sé Catedral', construída no século XII em estilo românico, cujo claustro gótico, do século XIV conta com belos azulejos do século XVIII. Há também o 'Palácio da Bolsa', um exuberante prédio do século XiX em estilo neoclássico que custou 70 anos para ser finalizado, o qual possui chão em marchetaria com madeira do Brasil e da África, além de um mobiliário em nogueira feito à mão e muitos detalhes em ouro na decoração. Bem ao lado, está a gótica 'Igreja de São Francisco', totalmente revestida de talha dourada e onde  está um dos mais pitorescos cenários do Porto com seu casario colorido e roupas estendidas no varal.

Semelhante a um diamante
Com uma geometria semelhante a um diamante, vale muito conhecer a 'Casa da Música' que é o mais novo cartão postal da cidade, principalmente em razão da sua arquitetura extremamente arrojada, com assinautura de grife do holandês Rem Koolhaas, além da programação diversificada de espetáculos, que inclusive vem atraindo muitos turistas para o Porto.

Presença britânica na cidade
A cidade do Porto também abriga vários museus importantes que também devem ser visitados, à exemplo do 'Museu Romântico'. Localizado na bela Quinta da Macieirinha, é uma belíssima casa com um exuberante jardim, onde já identifica de cara o quanto era forte a presença britânica na cidade do século XIX. O museu reconstitui fielmente a vida de época, com seus móveis em diferentes estilos. O outro museu que deve ser visitado também, é o 'Museu Soares dos Reis', o qual foi criado por incentivo de D. Pedro I. O museu ocupa o memorável 'Palácio dos Carrancas', uma belíssima residência nobre oitocentista, bem como, possui um rico acervo, composto de pinturas e esculturas de famosos autores portugueses dos séculos XIX e XX.

Casario colorido
Considerado como um dos mais pitorescos cenários da cidade, não deixe de conhecer a 'Ribeira', com o casario colorido de fachadas gastas e roupas dos seus moradores estendidas no varal.  Para quem deseja contemplar a belíssima Invicta de uma forma diferente, é possível embarcar num barco e fazer um prazeroso passeio a bordo.

Átrio com 20 mil azulejos
Outro importante atrativo da cidade do Porto e que você precisa conhecer, é a 'Estação de São Bento', a qual teve sua construção iniciada no início do século XX, no local onde já foi um antigo e importante convento e está localizada no 'Centro Histórico do Porto'. Um detalhe impressionante na estação é o seu átrio que possui exatamente 20 mil azulejos, cuja autoria pertence ao conhecido pintor português Jorge Colaço, que resumem a incrível história de Portugal.

Conheça mais sobre Porto
Destinos Europa
Publicidade