Cláustros da Sé de Évora (seculo XIII-XIV - Foto: Pufacz (Licença-cc-by-sa-2.0) |
Na adorável pequena Évora, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Cosntruída em mármore e granito
Verdadeiro símbolo da presença romana em solo português que não fazia alusão à deusa da caça quando foi erguido, no século I, não deixe de conhecer o 'Templo de Diana', onde as ruínas do majestoso templo, agora foi tombado pela Unesco, como Patrimônio Mundial, carregando em seu DNA diversos fatos marcantes da história de Portugal. Cosntruída em mármore e granito, é rodeada por colunas coríntias sobre um pódio praticamente completo, que faz emocionar de turistas e historiadores.
Estilo gótico-manuelino
Erguida entre os anos de 1480 à 1510 pelos mestres de pedraria Martim Lourenço e Pero de Trilho, em estilo gótico-manuelino, não deixe de visitar a impressionante 'Igreja de São Francisco'. Diz a lenda que Gil Vicente foi sepultado ali, nos idos de 1536. A belíssima construção inspira a reflexão sobre a transitoriedade da vida.
Linda coroa de bronze
Aproveite também sua estada, para conhecer a 'Praça Giraldo' a qual possui um chafariz considerado como o cartão-postal por excelência da freguesia de Santo Antão. Construída no ano de 1571, em mármore branco rematado por uma linda coroa de bronze é um Monumento Nacional desde os idos de 1910, cuja obra, é assinada pelo famoso arquiteto português Afonso Álvares. Segundo os historiadores portugueses, as oito carrancas alí dispostas, correspondem às oito ruas que desembocam na praça.
Tapetes bordados em lã
Bem próximo de Évora, à pouco menos de 20 km, dê uma esticadinha para conhecer uma cidezinha, onde existe um um castelo do século XIV cercado de imponentes muralhas e de uma bela igreja do século XVI. A cidade chama-se 'Arraiolos', a qual habita menos de 10 mil pessoas e fez fama com os seus históricos tapetes bordados em lã. É possível ver também as bordadeiras em ação produtiva dos tapetes.
Esculturas de pedras verticais
Outro atrativo interessante para se conhecer, estão nos arredores de Évora, onde são encontrados importantes monumentos erguidos em pedra na Pré-História, conhecidos como 'megalíticos', considerados como um dos mais impressionantes da Península Ibérica. Há também inúmeras esculturas de pedras verticais, chamadas de 'Cromeleque'. Dizem os historiadores portugueses, que o lugar teria sido um templo dedicado ao culto ao Sol.