Vista panoramica da cidade - Foto: Bert Kaufmann (Licença-cc-by-sa-2.0) |
Na cidade de Roma a mais religiosa do mundo, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes. A infinidade de atrações em Roma e no Vaticano é muito grande e para conhecer boa parte desses atrativos é necessário ter pique e tempo disponíveis. São inúmeros sítios históricos, museus e galerias, praças e igrejas, enfim, locais bastante interessantes, que eternizam verdadeiros tesouros inestimáveis, contudo, destacamos os principais a seguir:
Grandiosa cúpula
Uma das construções mais suntuosas e famosas da história, além do maior templo da cristandade, fundado no ano de 324, pelo imperador Constantino, impossível não visitar a famosa 'Basílica de São Pedro'. Em sua imponente fachada, está a grandiosa cúpula trabalhada pelo artista Michelangelo, que infelizmente só foi finalizada, depois de sua morte. A maravilhosa basílica, abriga em seu interior inúmeras riquezas, como a Pietà, do próprio Michelangelo, o Baldaquino, de Bernini, o túmulo do apóstolo Pedro, dentre inumeros outros tesouros. Há também o túmulo do papa 'João Paulo II' que por sinal é muito visitado, além dos túmulos de vários outros papas.
Obras-primas de grandes nomes
Um enorme conglomerado artístico impressionante, composto de artes egípcia, grega, romana, etrusca, galerias de tapeçaria, entre outros tesouros, não pode ficar de fora de sua preciosa lista, conhecer e visitar os 'Museus do Vaticano'. o grandioso acervo iniciado pelo papa Julio II, no século XVI, abriga Obras-primas de grandes nomes da arte que estão em todas as seções dos museus, à exemplo de Stanze di Raffaello, Leonardo, Giotto e Caravaggio, Van Gogh e Matisse, dentre outros. Já a 'Capela Sistina', possui acervos em pinturas de Michelangelo no teto, retratando cenas da Gênese. Além disso, a capela é também a sede dos conclaves dos Papas.
O templo de todos os deuses
Imponente monumento arquitetônico clássico que já sofreu várias transformações ao longo do tempo o 'Panteão' o templo de todos os deuses, é um atrativo que deve ser visitado. O interior do templo, possui na parte de cima, uma espécie de “olho”, por onde entram a luz e o ar e um belo piso quase todo original. Tem ainda alguns tumilos importantes, onde repousam os corpos de personalidades como o pintor Raffaello e o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II de Saboia.
Restos mortais do imperador
Já foi servido de túmulo para os restos mortais do imperador Adriano e de sua família, além de fortaleza e esconderijo, inclusive, mantinha-se uma passagem direta para o Vaticano, que era utilizada por diversos Papas, à época. Assim era o 'Castelo Sant´Angelo', que não deve deixar de ser visitado, também.
Túmulos de 16 papas
Cemitérios subterrâneos formados por túneis e galerias em quatro níveis, vale muito a pena conhecer as 'Catacumbas de São Calisto', considerada como um dos mais importantes do tipo em Roma, em razão de abrigar os túmulos de 16 papas, além de vários outros mártires.
Suntuoso prédio do império romano
Um dos monumentos mais famosos do mundo e que atrai mais de 3 milhões de turistas anualmente, é impossivel não visitar o 'O Coliseu de Roma'. O suntuoso prédio do império romano, teve sua construção iniciada em 72 d.C., e foi o grande palco de gladiadores e batalhas com animais, que costumavam ser assistidas por mais de 70 mil pessoas. Realmente, conhecer as ruínas do Coliseu é sem dúvidas, verdadeiramente um mergulho no passado.
Obra prima da arquitetura
Aproveitando o ensejo, bem próximo do coliseu, você pode visitar também, o 'Arco de Constantino', considerado verdadeiramente uma incrível obra prima da arquitetura construída em 315 d.C. O belo arco em estilo coríntio e medindo 25 metros de altura, foi erguido em reconhecimento à vitória de Constantino na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C.