Últimos posts
Historia de Toulouse
Rio Garona Ponte Neuf- Foto: Didier Descouen (Licença-cc-by-sa-4.0)
Rio Garona Ponte Neuf- Foto: Didier Descouen (Licença-cc-by-sa-4.0)

Os romanos conquistaram entre 120 e 100 a. C. e deu-lhe o nome de Tolosa. Foi então capital do reino dos visigodos na tarde do século V o reino franco de Aquitania e no século IX do condado de Toulouse. Nesta região da França uma nova concepção do cristianismo desenvolveu, em desacordo com Roma. Os seguidores dessa heresia, chamados cátaros foram perseguidos e exterminados em massa. O resultado final desta guerra de religião foi a perda de todo o imenso condado de Tolosa, que foi anexado ao domínio real (isto é, que passou para as mãos do rei da França), em 1271. Este foi o maior passo para a construção França como um país unitário. Em 28 de Janeiro, 1369, os restos mortais do grande filósofo e teólogo cristão, Thomas Aquinas foram transferidos aqui, para Tolosa de Languedoc. O santo morreu há quase um século, perto de Terracina, em 07 de março de 1274.

Tolosa foi o cenário da última batalha da Guerra da Independência, a ser tomadas pelas tropas anglo-hispano-portuguesas de General Lord Wellington, Wimphen Luis Miguel Alava e Marechal Soult em 12 de abril 1.814,15. No século XX, Tolosa teve sorte de não ser o palco de combates durante a Segunda Guerra Mundial. No início de 1960, vários repatriados da Argélia (os pieds noirs, pés preto) estabeleceram nesta cidade, contribuindo assim para o aumento acentuado da sua população, que passou de 269.000 habitantes em 1954 para 380.000 em 1968.

Tolosa é mundialmente conhecida pela sua indústria aeroespacial. Em 1917, ele organizou indústrias estratégicas como a aeronáutica. Foi o ponto da primeira linha aérea regular Francês partida. Numerosos precursores da aviação francesa estabeleceu-se em Tolosa, incluindo Clément Ader (nascido em Muret, muito perto da população), Pierre Latécoère (construtor e designer), Didier Daurat (que em 1919 organizou conexão postal Tolosa Casablanca), Émile Dewoitine (construtor) e Jean Mermoz (pioneiro da linha Rio de Janeiro-Santiago em 1930). Junto com o Hamburgo (Alemanha) e Sevilha é uma cidade em que as aeronaves Airbus, como no caso da A380 aeronaves de longo alcance são montados. A indústria espacial é também representada com empresas como a Spot Image (imagens de satélite), Alcatel, a Airbus Defence and Space e CNES (CNES).

Sul da cidade são inúmeras fábricas de produtos químicos. Em 21 de setembro de 2001, a fábrica AZF explodiu, causando 30 mortos, cerca de 2.500 feridos e uma diminuição significativa na atividade do setor. Na área da antiga fábrica, já desmontado, ele irá em breve instalar o Canceropolis complexa, centro de estudos avançados sobre o câncer.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Toulouse
Destinos França
Publicidade