Museu Kunsthistorisches - Foto: Stern (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Uma imponente oferta cultural, lugares turísticos fascinantes e o acolhedor ambiente vienense podem ser vivenciados nos cafés ou nos Heurigen (típicas tabernas austríacas), que proporcionam à cidade sua fama mundial. A história de Viena remonta ao primeiro século depois de Cristo, quando os romanos fundaram o acampamento militar 'Vindobona'. Atualmente, a imagem da cidade está marcada principalmente pelo Barroco, especialmente o do período da regência da imperatriz Maria Teresa e do imperador Francisco José, que mandou construir a luxuosa alameda Ringstraße.
A suntuosidade imperial no Palácio de Schönbrunn, antiga residência de verão do imperador, seduz com seu belo parque, a Casa das Palmeiras (Palmenhaus), a praça e o jardim zoológico. No Palácio de Hofburg, de onde o império dos Habsburgo regia, o visitante pode mergulhar no fascinante dia-a-dia da família imperial.
Viena é conhecida internacionalmente como a cidade da música e compositores como Strauß, Mozart, Beethoven e Haydn nela deixaram a sua marca. A Orquestra Filarmônica de Viena é uma das melhores do planeta, a Ópera do Estado (Staatsoper) pertence a uma das mais importantes do mundo e o coro das Crianças Cantoras de Viena, os 'Wiener Sängerknaben', impressiona todos os amantes da música. Por tudo isso, Viena também se definiu como metrópole musical.