Curzon Hall (Universidade de Daca - Foto: 2000 Copyright act de Bangladesh (Licença-cc-by-sa-2.5) |
Em Bangladesh, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
2.500 anos de cultura
Com um rico passado histórico e cultural, em combinação com Dravidian, indo-ariana, Mongol, árabe, persa, turco, e as culturas da Europa Ocidental, a nação Bengali possui mais de 2500 anos de cultura. A belíssima capital de Bangladesh, Dhaka possui algo de muito especial, ao ser considerada como sua principal atração, os seus históricos monumentos, bem como, os seus moradores e o cotidiano de suas vidas.
Forte mongol do século XVII
Construído às margens do 'Rio Buriganga', mais conhecido como 'Palácio Cor-de-Rosa', não deixe de conhecer o antigo palácio datado do século XVIII, e que por sinal é muito visitado por turistas do mundo todo, o 'Templo de Ahsan Manzil', bem como, o 'Museu Nacional' o qual abriga ricos tesouros da história e da cultura do país e também, o inacabado forte mongol do século XVII, o 'Forte de Lalbagh'.
Santuário xiita do século XVII
Outros atrativos turísticos imperdíveis, é a 'Mesquita Hoseni Dalan' ou 'Husaini Dalan', um belo santuário xiita construído durante o século XVII, a 'Mesquita Sat Gumbad', conhecida mais por 'mesquita das sete cúpulas' e tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, o 'Parque Nacional de Sundarbans', o maior mangue do mundo, que agrega uma linda fauna selvagem e várias centenas de tigres de Bengala.
Maior estrutura hindus do país
Não deixe de conhecer também o 'Mosteiro Budista Dhakeshwari Mandir', um Patrimônio Mundial tombado pela UNESCO e bastante conhecido como 'Somapura Mahavira' ou Grande Mosteiro, localizado em Paharpur. Conheça também, além de contemplar o 'Templo Govinda', localizado em Puthia, a cidade que possui a maior estrutura hindus do país, sendo construído no ano de 1820.