Castelo de al Masmak - Foto: Baptiste Marcel (Licença-Dominio publico) |
Durante a era pré-islâmica,o sítio era chamado Hajr (em árabe: حجر), e teria sido fundada pela tribo dos Bani Hanifa. Hajr serviu como a capital da província de Al Yamamah, cujos governadores eram responsáveis pela maior parte da Arábia Central e Oriental durante os califados Omíada e Abássida. Al-Yamamah rompeu com o Império Abássida em 866 e a área ficou sob o domínio dos ukhaydhiritas, que mudaram a capital de Hajr para a vizinha Al Kharj. A cidade então entrou em um longo período de declínio. No século XIV,um viajant norte-africano chamado Ibn Battuta escreveu sobre sua visita a Hajr, descrevendo-a como 'a principal cidade de Al-Yamamah, e seu nome é Hajr'. Ibn Battuta passa a descrevê-la como uma cidade de canais e árvores com a maioria de seus habitantes pertencentes a Bani Hanifa, e relata que ele continuou com o seu líder a Meca para realizar o Hajj.
Mais tarde, Hajr dividiu-se em vários assentamentos e propriedades distintas. O mais notável destes foram Migrin (ou Muqrin) e Mi'kal, embora o nome Hajr continuou a aparecer na poesia popular local. A primeira referência conhecida a área pelo nome Riade vem de um cronista do século XVIIem relatórios sobre um evento acontecido em 1590. Em 1737, ibn Deham Dawwas, um refugiado da Manfuha vizinha, tomou o controle de Riade. Ibn Dawwas construiu uma única parede para cercar os diferentes bairros de Riade, tornando-os efetivamente uma única cidade. Em 1744, Muhammad ibn Abdel Wahhab formou uma aliança com Muhammad ibn Saud, o governador da cidade vizinha de Diriyah. Ibn Saud, em seguida, partiu para a conquista da região circundante, com o objetivo de trazê-la a seu o domínio, com o objetivo maior de criar um único Estado islâmico. Ibn Dawwas de Riad liderou a resistência mais acirrada, aliado com as forças de Al Kharj, Al Ahsa e Banu Yam,do clã de Najran.
No entanto, Ibn Dawwas fugiu e Riyadh capitulou aos sauditas em 1774, terminando os longos anos de guerras, que deram origem à declaração do Primeiro Estado Saudita. O primeiro Estado Saudita foi destruído por forças enviadas por Muhammad Ali do Egito, agindo em nome do Império Otomano. As forças Otomanas arrasaram a capital da Arábia, Diriyah, em 1818. Em 1823, Turki Ibn Abdallah, o fundador do Segundo Estado Saudita, reavivou o estado e escolheu Riade como a nova capital.Lutas internas entre os netos de Turki levaram à queda do Segunda Estado Saudita em 1891 pelas mãos de Al Rashid,o clã rival, que governou a cidade de Ha'il. Riade próprio caiu sob o domínio dos Al Rashid em 1865.O castelo de al-Masmak data deste período. A cidade foi recapturada em 1902 dos Al Rashid pelo rei Abdulaziz Ibn Saud Foi ele quem estabeleceu o moderno reino da Arábia Saudita em 1932, quando Riade se tornou a capital da nação.
Fonte: Wikipédia