![]() |
Entrada para Makkah - Foto: Rowan5j (Licença-cc-by-sa-4-0) |
Registros arqueológicos definem que Jeddah foi fundada em 500 a.C. como uma simples aldeia de pescadores e coletores de pérolas, quando algum certo grupo de beduínos cansou da vida xata nos desertos e tentaram, conseguindo com sucesso, cultivar haxixe para entorpecer os sentidos e esquecer que suas vidas eram tristes.
Caiu em domínio muçulmano a partir do ano de 647, um então novo grupo religioso notadamente fanáticos por camelos, desertos e tudo o que for atrasado, sendo Jeddah um alvo ótimo para eles, e graças à posição estratégica colada a Meca ao longo dos séculos cada novo reino buscava anexar Jeddah.
Só a partir dos anos 2000 que os excêntricos sheiks sauditas de Jeddah perceberam que aquele estranho lamaçal negro que eles colhiam no deserto podiam ser vendidos a preços colossais para o ocidente, e melhor ainda, com essa grana poderiam mandar escravos de Bangladesh construir qualquer tipo de edifício por mais que ele desafie as leis da física, o que explica nos últimos anos o surgimento de dezenas de prédios gigantescos que são usados para nada desertos como o deserto em torno da cidade.