Parque Sarmiento - Foto: Pablo Dflores |
Os primeiros europeus chegaram no que hoje é a Argentina, que procura um passo em direção à Ásia. Até então a América foi apenas um obstáculo entre a Espanha e as riquezas da Cathay e Zipangu na Ásia. A área também foi localizado aproximadamente na linha do Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo que estabeleceu o Papa entre Espanha e Portugal e, portanto, teve de ambos os países a condição de contorno ainda não ocupadas. Embora existam muitas discussões sobre a autenticidade do curso de Amerigo Vespucci, conhecida por suas famosas seis cartões, a quarta, chamada de Mundus Novus, é onde chamado 'novo mundo' para a terra que Cristóvão Colombo chegou vários historiadores argumentam que participaram a primeira expedição Europeia (Português) para chegar ao atual território argentino, ou melhor, para as águas do Rio de la Plata e Patagônia, em 1502. aquela expedição nenhum registro do nome do chefe é salvo, eo piloto , nem é o expedicionária exceto Vespucio. Em uma de suas cartas Vespucio descreve um rio, a sua largura não pode ser outro que o Rio de la Plata: Passado este lugar vem um rio de mais de vinte milhas de largura, para fazer hai jentes que comem carne humana.
Há, porém, uma antiga controvérsia e não resolvidas na tradição historiográfica sobre a veracidade das viagens de Vespucci ao território River Plate, duvidando certos historiadores na identificação descrito supostamente por Vespucio ou mesmo duvidar da responsabilidade de cartas referiu-se ao Rio de la Plata, considerando apócrifa. Em 1516, o navegador espanhol Juan Diaz de Solis visitou o que hoje é conhecido como Argentina, navegando a corrente de Rio de la Plata, que ele chamou de Mar Dulce, chegando a ilha de Martin Garcia e vela um breve trecho do rio Uruguai, onde morreu em uma briga com charrúas. Ao retornar para a Espanha um dos navios naufragou ao largo da Ilha de Santa Catalina (agora o Brasil), sendo abandonado há 18 náufragos. Um Alejo Garcia foi o primeiro a ouvir sobre a lenda do Rei Blanco, um monarca de um país tão rico em prata, que estava coberto nele, origem do termo por sua vez, Argentina. Alejo García fez uma excursão para a terra do Rei Blanco, um grupo de Guarani, atingindo áreas perto do Cerro de Potosí, onde se tornou um enorme tesouro de moedas de prata. Ele retornando morreram em combate com o payaguás.
Em 1519 e 1520 Fernão de Magalhães, a primeira e famosa viagem de circum-navegação do mundo, varreu a costa da presente Argentina, para o estreito que leva seu nome, onde chegou em 21 de Outubro 1.520,1 Hernando de Magallanes cruzou a totalidade da costa da Argentina, em 1520, ele encontrou tehuelches, que ele chamou para a sua altura que Patagones, em relação a um personagem fictício do tempo, e descobriu o estreito que leva seu nome. Acredita-se que os navios de sua expedição, desviado por causa de uma temporária, teria atingido as ilhas Malvinas; em sua expedição viajou Antonio Pigafetta, autor das primeiras descrições geográficas do país.
Em 1526 Sebastian Cabot (italiano), partiu de Espanha para abordar as ilhas Molucas na Oceania, a fim de repetir a viagem de Magallanes e Elcano. Chegando em Santa Catarina (Brasil), ele fez contato com o Guarani, que tinha pertencido à emissão de Alejo Garcia e trouxe os tesouros de prata. Ele também sabia que ele poderia alcançar as terras do Rei Blanco por um largo rio, o rio de Solis, que penetrou a uma terra chamada Sierra del Plata. Em abril 1527 Caboto entrou no Rio de la Plata e em 6 de Abril estabeleceu uma pequena fortaleza chamada San Salvador, perto da atual cidade de Carmelo (Uruguai). Lá ele encontrou Francisco del Puerto, o grupo sobrevivente Solis, que viveu com o Charruas e confirmou a existência de um império de prata upstream. Em 09 de junho de 1527 Caboto ordenada para estabelecer um forte que chamou Sancti Spiritu, primeiro assentamento europeu no actual território argentino, perto da atual cidade de Coronda, na foz do rio Carcarañá, na actual província de Santa Fe. 1528 Caboto Francisco César ordenou a seguir o curso de Carcarañá (ou terceiro rio) para as montanhas da tão comentada. Um grupo de espanhóis sob o seu comando, chegou à Sierras Grandes e até mesmo ConlaraValley em San Luis.
Fonte: Wikipédia