Prefeitura de Montreal - Foto: David Iliff |
Em Montreal, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Centro primário da cultura
Montreal é um centro primário da cultura do Canadá, o qual possui inúmeros museus distribuídos por toda a cidade, onde destacamos, o 'Museu Redpath', 'Museu McCord de História Canadadense' e o 'Centro Canadense de Arquitetura'. Há ainda, o complexo cultural do Palácio das Artes de Montreal, onde está abrigado o 'Museu de Arte Contemporânea', dentre outros.
Cidade subterrânea
Outros pontos turísticos existentes na cidade, estão no centro financeiro, onde ficam seus inúmeros prédios modernos, à exemplo do 'edifício Place Ville Marie', considerado como um dos mais altos da cidade, medindo 188 metros de altura, o qual forma o núcleo da cidade subterrânea de Montreal, onde localiza-se o maior shopping center subterrâneo do mundo, com mais de 1600 lojas.
Totalmente revitalizada
Não deixe de visitar o Vieux Montréal (Velho Montreal), um centro histórico com diversos atrativos turísticos, à exemplo do Porto antigo da cidade, o 'edifício Jacques-Cartier' e a imponente 'Basílica Notre-Dame de Montreal'. Ainda no centro da cidade, totalmente revitalizada entre 2000 e 2001, há também o 'Quarteirão Internacional de Montreal', e possui várias praças, além do centro de convenções da cidade.
Centenas de parques
Montreal é detentora de centenas de parques, além de áreas verdes dentro da cidade e nas várias ilhotas no entorno da 'Ilha de Montreal', e são destaques, o 'Monte Royal', que integra um imenso parque urbano, localizado em Montreal e na cidade vizinha de Mont-Royal, bem como, o centro financeiro que fica ao pé da colina. Cada domingo no verão, centenas de pessoas juntam-se aos pés do Monte Royal, no parque, para contemplar e participar do show coletivo de percussão conhecido como Tam Tams. Tem também o 'Jardim Botânico', inaugurado em 1931, considerado como o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas para o Jardim Real de Kew, em Londres, Reino Unido e ainda tem, o 'Parque Jean Drapeau', localizado na Biosfera de Montreal, criado especialmente para a Feira Mundial de 1967, e até hoje permanece de pé.
Maiores vilas gays
Montreal também é um dos maiores centros homossexuais da América do Norte, o qual abriga uma das maiores vilas gays do continente. Considerado o segundo maior da América do Norte, seu festival de Orgulho Gay só fica atrás, do que é realizado em Toronto.