Últimos posts
História de Lucas do Rio Verde
A cidade vista do alto - Foto: Orleansvg (Licença-cc-by-sa-4.0)
A cidade vista do alto - Foto: Orleansvg (Licença-cc-by-sa-4.0)

A colonização foi incentivada pelo regime militar que pretendia ocupar os -vazios demográficos do país-. A cidade se originou através de um Projeto de Assentamento do INCRA. Vários colonos do sul do país foram assentados em lotes de 200 ha. Na segunda metade da década de 70, nós do INCRA de Diamantino, trabalhamos nesta área. Lucas do Rio Verde é uma cidade que se desenvolveu muito rápido, pois até o final dos anos 90 não era servida a rede de energia elétrica, possuía apenas motores geradores a óleo para o abastecimento da cidade.

Até o início dos anos 2000, a cidade era predominantemente sulista, mas com a divulgação do prodígio dos monocultores pessoas de várias regiões do país migraram para a cidade, principalmente depois da chegada de empresas multinacionais. O dia 5 de agosto de 1982 passou a ser comemorado a data de fundação da agrovila, ainda então pertencente ao município de Diamantino. Em 17 de março de 1986, o núcleo urbano foi elevado à condição de Distrito e no dia 4 de julho de 1988, quando a sua emancipação política-administrativa, já contava com 5.500 habitantes.

Pressionadas pelas inúmeras dificuldade daquele período, muitas deles desistiram de seus senhos e outras perderam terreno para a agricultura extensiva que começava a ocupar a vastidão do cerrado. Três décadas depois da instalação acompanhamento do 9º BEC, às margens do Rio Verde, esta moderna e dinâmica cidade cujo nome rende uma homenagem a Francisco Lucas, antigo seringalista e desbravador da região, em nada lembra aquele vilarejo onde tudo era difícil e precário.

Origem do nome

A denominação é relacionada ao Rio Verde, curso d’água que corta o território municipal, assim chamado pela cor esverdeada que apresenta e em homenagem a Francisco Lucas de Barros, um dos pioneiros. Francisco Lucas de Barros foi um seringalista, desbravador de sertões. Este homem, afeito à rudeza da selva, via na extração do látex sua motivação de vida. Profundo conhecedor da região, teve seu nome perpetuado pela história ao emprestá-lo ao município de Lucas do Rio Verde.

Conheça mais sobre Lucas do Rio Verde
Destinos Mato Grosso
Publicidade