A cidade vista do alto - Foto: Orleansvg (Licença-cc-by-sa-4.0) |
Para quem curte atividades náuticas, um dos destinos é a Usina Hidroelétrica Canoa Quebrada, a 35 quilômetros da região central e procurada para passeios de barco e de jet-ski. Já as águas limpas do Rio Verde ganham movimento nos finas de semana, quando chegam as turmas do caiaque e da pesca.
Passeio de barco no Rio Verde
Conforme descrição do Projeto Brasil das Águas – Sete Rios 2007, o Rio Verde nasce na Fazenda Santa Clara, município de Santa Rita do Trivelato e Nobres, a 555 metros de altitude. Já sua foz está situada no Rio Teles Pires, limite tríplice dos municípios de Ipiranga do Norte, Sorriso e Sinop. Não há cachoeiras em seu percurso, apenas algumas corredeiras pequenas. O Rio nasce na região do cerrado e depois cruza o bioma da Floresta Amazônica.
A beleza natural do Rio Verde, com suas águas limpas e suas matas, que são refúgio para a fauna, criam um potencial de turismo ecológico ainda não desenvolvido. Nos finais de semana algumas pessoas costumam usufruir do Rio Verde para passeios de barco, caiaque, jet-ski, pesca e para tomar banho.
Novemberfest
É uma festa típica organizada pela diretoria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Lucas do Rio Verde. Já está na sua 11ª edição e geralmente acontece em meados do mês de novembro. Tradicionalmente, o evento é aberto na quinta-feira, com a realização de um Jantar das Nações com comidas típicas da culinária alemã e outros grupos étnicos que compõem a sociedade local, seguido de baile animado por bandas que costumam tocar em festas similares do sul do país.
Além do jantar, também a turma do Clube da Melhor Idade pode prestigiar o matinê que geralmente acontece na sexta-feira após um delicioso almoço. O Baile do Chopp é a grande atração do sábado e a cada ano tem atraído mais público de vários municípios da região.
Show Safra
O Show Safra BR 163 é realizado pela Fundação Rio Verde em conjunto com seus apoiadores e empresas parceiras, e acontece todos os anos na segunda quinzena de março. O evento foi idealizado para ser uma feira de tecnologias desde o pré-plantio até a pós-colheita, é ainda um espaço para discussões de temas técnicos, políticos, sociais e econômicos inerentes à atividade agropecuária. Reúne as culturas de safra principal e segunda safra, feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços voltados ao agronegócio, oferecendo a todos uma excelente oportunidade de negócios.