Ponte Rodoferroviária - Foto: Vieira - (Panoramio) |
O primeiro povoado surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Máximo José da Rocha. Posteriormente, Antônio Leandro cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo, um pouco distante das margens do Rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de Lagoa Suja, atualmente, Aparecida do Taboado.
A criação do município ocorreu em 28 de Setembro de 1948. O nome da cidade é uma homenagem do fundador, Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente e doou terreno para a elevação de uma cidade, e foi construída uma capela na atual praça da Igreja Matriz do município em devoção à padroeira. O nome Taboado vem de um antigo porto às margens do rio Paraná que tinha muitas taboas, uma vegetação comum em áreas alagadas do cerrado. Por isso Aparecida do Taboado.
Os primeiros habitantes da região vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi elevada a distrito pela Lei N. 1.012, de 01.08.1926 e o município foi criado pela Lei N. 130, de 28.09.1948.