Gruta do Lago Azul (Bonito) - Foto: Reprodução Pousada Jubais |
As Principais Grutas e Cavernas de Mato Grosso do Sul
As grutas de Bonito são internacionalmente conhecidas por formarem, ao longo do tempo, paisagens históricas e agradáveis aos olhos de qualquer um. Gostaria de saber mais sobre elas? Gruta é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos. O tempo faz com que lindas paisagens se formem, as quais tornam o lugar perfeito para se visitar. Veja alguns exemplos de grutas aqui em Bonito.
Gruta de São Miguel
As Grutas de São Miguel possui, aproximadamente, 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 m², é uma cavidade seca, formada através da dissolução de rochas calcárias do período pré-cambriano. Essas rochas datam de 650 milhões de anos atrás e pertencem ao grupo Corumbá. Já dentro da caverna, os turistas desfrutam de uma visão incontestável. Formações calcárias só encontradas aqui transpiram os mistérios e revelam parte da história local.
Por ser uma cavidade seca o visitante tem o diferencial de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites,estalagmites, travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos, além da beleza da coruja suindara e das espécies de morcegos que habitam na caverna. Isso é a Gruta de São Miguel. Um local que por si só, transpira um pouco da história de região. Visitá-la é como fazer uma viagem inesquecível ao coração desta terra, ao passado, e rever nossos ancestrais, e assim poder conhecer um pouco mais da nossa origem e da própria história de Bonito;
Gruta São Mateus
Entre as atrações oferecidas pelo passeio estão uma trilha de 150 metros no interior de um gruta com profundidade de 90 metros, a visita ao Museu, que relata a história do surgimento de Bonito a partir de material coletado pelos moradores, e a contemplação de toda a cidade e flora da região em um mirante de 360º.
Gruta do Lago Azul
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-brasileira de espeleomergu.hadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás.
Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas – não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos – desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.
Fonte: www.agenciasucuri.com.br.