Alcinópolis é uma cidade peculiar. Com população reduzida, mas com cultura antiga. Para saber melhor, veja relação dos ícones turísticos abaixo:
Casa de Pedra:
É convidativa a grande angular visão panorâmica proporcionada por este atrativo. Parques e florestas que se esparramam serra abaixo, fartura de verde e outras cores. A Casa de Pedra traz mais do que magia em suas paredes e no que oferece aos olhos e a alma. Localizada na fazenda Turmalina, que tem também grande potencial para Turismo rural, esse sítio fica a 400 metros da sede. O caminho é a estrada da Serra do Bom Sucesso. Endereço: Fazenda do Zé Pertile.
Gruta do Pitoco:
Conhecida pela arquitetura natural e as misteriosas passagens subterrâneas, a Gruta do Pitóco, repleta de pinturas rupestres, é de fácil acesso e uma das mais completas da cidade. Densas e variadas vegetações do entorno, bem conservada, garantem um status de sítio preservado. A serra é repleta de vestígios dos antigos habitantes, que datam de até 11 mil anos. Gravuras feitas nos paredões internos com sangue de animal e vegetais macerados intrigam pela sua inexplicável origem. Endereço: Serra do Bom Jardim
Mão de Deus:
Com morros de fácil acesso e escalada, a serra é um convite aos olhos e ao corpo. Possui nascentes nos entornos, sítios arqueológicos compostos de cavernas com inscrições de milhares de anos atrás, excelentes visuais panorâmicos, paisagens naturais, extraordinária riqueza vegetal e ornitológica. Observatórios naturais de aves raras e curiosas formações rochosas também compõem a paisagem. O local possui inúmeras inscrições rupestres nas paredes e desenhos de animais e cenas de sua realidade como Mão de Deus e Cara do Bezerro, quando ali viveram em períodos que variam de dois a 12 mil anos. Endereço: Barro Branco
Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari:
Com uma área de 26.800 hectares no município, o encantamento paisagístico fica por conta do incomparável Cânyon do Engano. Com suas formas e desenhos que desafiam a imaginação, a mata intocada por ser de difícil acesso, cachoeiras, vales, paredões, ninhais de araras e grandes pássaros, tornam o local um vasto e inexplorado filão turístico quase desconhecido e um dos mais belos do país.
Parque Natural Municipal Templo dos Pilares:
Provocante, Belo e Soberbo - 40 km. Por sua magnitude e dimensão, é considerado um dos mais importantes da cidade e até mesmo do país. O Templo dos Pilares é único por suas características, cânyons, cerrados preservados, fragmentos, vales com vegetação virgem, paredões, ninhais de araras e corujões entre várias outras espécies de aves. O Parque é repleto de vestígios dos antigos habitantes, que datam até 11 mil anos. Gravuras, pinturas em paredes, teto e pilares de formações curiosas compõem o local. Endereço: Serra do Bom Jardim
Eventos
Festa da Marculina:
Um festa tradicional na região, onde é servido gratuito o churrasco e doces. É encerrado com um grandioso terço (reza). Endereço: Fazenda da Marculina.
Cultura
Alcinópolis é considerado a Capital Estadual da Arte Rupestre do Mato Grosso do Sul, por conter várias artes rupestres desenhos em alto relevo. Ainda se destacam engenhos e comitivas:
Templo dos Pilares:
sítio arqueológico localizado na Estrada Buriti, com várias inscrições rupestres.
Engenho Movido a Cavalo:
Engenho tocado a cavalo, poucas regiões no Brasil possuem essa cultura. Endereço: Chácara do Senhor Buava
Transporte de gado:
Na região de Alcinópolis ainda é utilizado o transporte de gado pelas estradas em comitiva de peões de boiadeiros.