Igreja Matriz - Foto: Silvio Quirino - Goiás Turismo |
Porangatu também conseguiu preservar o seu Centro Histórico, onde repousa majestosa a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, obra restaurada pelo município com o apoio do Governo Federal. A prefeitura de Porangatu está incentivando a restauração das fachadas das casas da “Praça Velha”, onde comprou um casarão em ruínas para restaurá-lo e ali instalar um centro cultural.
Às margens da Lagoa Grande, o cartão postal da cidade, ergue-se outro símbolo da modernidade e do valor que o município confere à cultura: O Centro Cultural de Porangatu. Com teatro para 300 lugares, biblioteca, salas para oficinas artísticas e galeria de arte, o Centro Cultural, além de compor a paisagem urbana, é um elemento transformador da vida e social e cultural do município. A partir de essa infra-estrutura, o município concedeu e está fortalecendo, em parceria com o Governo do Estado, a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – o TENPO (Teatro Nacional de Porangatu) -, que reuniu em suas primeiras edições dezenas de artistas de renome nacional e público de todo o Estado.
Uma das maiores atrações do calendário de eventos do Estado, ao lado do festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), na cidade de Goiás, e canto da Primavera em Pirinópolis, o TENPO está ajudando a disseminar a cultura do teatro na terra dos bandeirantes. Mas a paixão de Porangatu pelo teatro tem raízes profundas na devoção popular. Há mais de 20 anos a população encena a Via Sacra – Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O espetáculo, que iniciou com uma apresentação no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, ganhou as ruas e profissionalismo.
É encenada a céu aberto, em palco às margens da Lagoa Grande, com o apoio da Prefeitura. O elenco base do espetáculo foi formado no município e muitos pertencem ao grupo teatral Trem de Doido, também da cidade. Ainda no segmento de grandes eventos, o município cativou os “rallyzeiros” do sertão. Porangatu é um município estratégico na rota do Rally dos Sertões, onde os competidores pernoitam com toda a infra-estrutura oferecida pela cidade. O circo do Rally dos Sertões, além da mídia nacional e internacional que atrai para o município, deixa saldo positivo no comércio e na rede hoteleira local.