Principais Pontos Turísticos de Brasília
Catedral Metropolitana
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, Foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília.
Congresso Nacional
Você pode conhecer o prédio do Congresso Nacional através do Programa de Visitação Institucional da Câmara , um progama que é orientado por conceitos que vão além do turismo, e cujo objetivo é transmitir informações sobre a história política do Brasil. Nas visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Palácio, finalizando o passeio nos plenários das duas Casas, onde deputados e senadores discutem e votam os projetos de lei. As visitas conduzidas por guias treinados são realizadas todos os dias, inclusive domingos e feriados, e não há necessidade de marcação prévia, com exceção para grupos acima de 15 pessoas.
Palácio da Alvorada
O prédio que é a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil, está situado às margens do lago Paranoá e foi o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.
Templo da Boa Vontade
Com uma proposta ecumênica o templo da LBV recebe anualmente mais de 1 milhão de pessoas . O local está aberto 24 horas, 7 dias da semana —, foi escolhido pela FIFA como roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014. Desde sua inauguração em outubro de 1989, templo da LBV é o monumento mais visitado de Brasília de acordo com dados da Secretaria de Turismo do DF.
A Sagrada Pira da Fraternidade Ecumênica , A Pirâmide dos Espíritos Luminosos, e a Pirâmide das Almas Benditas!
Ponte JK
Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a obra recebeu a Medalha Gustav Lindenthal em 2003 da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Desde então a ponte foi eleita a mais bela do mundo. Sua estrutura de 1200 metros de comprimento e 24 metros de largura abriga duas pistas, com três faixas em cada pista e mais duas faixas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres.
Vale ressaltar que Brasília representa apenas 8,1% da extensão total de 50 mil quilômetros quadrados que abrigam todas as 29 regiões administrativas do Distrito Federal, e um fato curioso é que nem Brasília nem essas outras regiões (geralmente chamadas de “cidades satélites”) possuem prefeito, isso se deve ao fato de que a Constituição de 1988 proíbe que o DF seja dividido em municípios.
Fazer turismo em Brasília é muito agradável pelo fato de que as temperaturas oscilam entre os 15º e 30ºC.
Piscina do Parque Nacional em Brasília – DF
A vida noturna em Brasília é bastante agitada, com diversos bares, restaurantes e boates. Foi aqui que surgiram bandas da expressividade de Legião Urbana e Capital Inicial. O parque dispõe de duas trilhas na área interna, a da Capivara, com duração de cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.
Estádio Nacional Mané Garrincha
Totalmente reformado, o estádio Mané Garrincha se transformou em uma arena multiuso, com 71 mil lugares, amplos estacionamentos, apoio, vestiários, lojas e ampliação de arquibancadas; foram algumas das conquistas do estádio Nacional de Brasília nas preparações para a Copa 2014.
Lago Paranoá
O Lago Paranoá é um lago artificial que Foi foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Sua extensão total é de 48 km² com algumas praias artificiais, como a “Prainha” e o “Piscinão do Lago Norte”. Ao redor do lago, há diversos bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago.
Centro Cultural do Banco do Brasil
O CCBB oferece, anualmente, dezenas de peças, exposições, filmes e outros eventos culturais. O edifício é cercado por um jardim que abriga quatro estruturas gigantes e interativas, de metal desenvolvidas pelo artista Darlan Rosa especialmente para crianças e adolescentes.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília é um dos muitos parques bacanas para curtir com a família. Totalmente arborizado e limpo, o parque dispõe de local reservado para piquenique. Outro ponto a ser destacado é a segurança ; ideal para levar os pequenos e ficar tranquilo. O jardim abriga grande número de plantas nativas e exóticas devidamente identificadas, além de variadas espécies de animais e uma trilha ecológica com 4.500 metros. Localizado no Lago Sul o jardim é aberto aos visitantes de Terça a Domingo, das 9:00hs às 17:00hs.