Parque Nacional de Brasilia (Piscina de água mineral) Foto: R Rodrigues - Panoramio |
O Parque Nacional De Brasília está localizado em uma região divisória de três bacias hidrográficas: Amazônica, do Prata e do São Francisco. Por isso, é também conhecido como Água Mineral. A 10 quilômetros do centro da cidade, o parque tem uma área de 30 mil hectares de preservação ambiental.
Considerado uma excelente opção de lazer, o parque oferece duas piscinas de água mineral e corrente, espaço para piqueniques à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas. A flora local, variada por causa da região de cerrado em que se encontra, reúne mais de 700 espécies de plantas, entre elas canela-de-ema, embaúba e pequi.
A mata do Parque Nacional abriga espécies ameaçadas de extinção, como lobo-guará, veado campeiro, tatu canastra e tamanduá-bandeira. Além destes, diversas espécies de macacos, emas, carcarás e outros animais. O parque abriga também a Barragem de Santa Maria, com uma área de cerca de 800 hectares, responsável por parte do abastecimento de água potável da capital brasileira.