As Escolas de Samba
Durante a Década de 1970 surgiram Entidades Carnavalescas que fariam muito sucesso no futuro, como a Gaviões da Fiel multicampeã desfilando pela categoria dos blocos em São Paulo, na mesma década surgiram a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), a TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras), que não acompanharam com muito sucesso, a força que a Gaviões já obtinha.
No fim da década de 1980, como argumento, a Liga-SP presidida então por Leandro Alves, decide dar uma chance para a Gaviões da Fiel se tornar escola. e em 1988 outorga o acesso direto por premiação, ou seja, a Gaviões por ser campeã desde sua fundação, perdendo apenas em um ano,se tornaria escola de samba e ganharia uma vaga no Grupo 1 (Hoje Grupo de Acesso), no Carnaval de 1989 a escola com apenas 1 ano de vida, ratifica sua força e sobe ao Grupo Especial para o Carnaval de 1990.
Em 1991 a Mancha Verde e a TUP (afastada do Carnaval), são convidadas a desfilar na Águia de Ouro, a torcida do Palmeiras então adere a escola, e assim começa a ajudar a entidade no crescimento em detrimento ao sucesso da Gaviões. A Mancha manipula uma tentativa de golpe em meados de 1993 na presidência da Águia, mais graças a uma manobra do então presidente Sidnei Carrioulo, a 'Ala da Mancha' é expulsa e assim a ideia de ter uma escola própria amadurece....
Saiba mais