Frevo
Originalmente, o frevo surgiu na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, entre o final do século XIX e início do século XX, como um ritmo carnavalesco nascido a partir das marchinhas de Carnaval, com influência da polca russa, de alguns passos de ballet clássico, e de outras danças afro-brasileiras populares, como o maxixe e a capoeira.
O nome 'frevo' se originou a partir da palavra 'ferver', que popularmente se pronuncia 'frever'. Ou seja, o significado é o mesmo de 'fervura', que conota a 'agitação' e 'rebuliço' dos dançarinos. O termo 'frevo', no entanto, foi utilizado pela primeira vez em uma publicação do jornal vespertino do Recife chamado 'Pequeno', em 1907.
A dança do frevo, embora pareça simples, é marcada pela sua complexidade, com o uso de malabarismos, rodopios, gingados, passos curtos e ritmo frenético. A sombrinha colorida aberta é outra característica marcante do frevo durante a dança, fazendo com que os dançarinos mostrem toda a sua técnica em saltos e rodopios, enquanto carregam o pequeno guarda-chuva. Atualmente, estão catalogados mais de cem passos diferentes na dança do frevo....
Saiba mais